A preocupação com a poluição exterior é grande, mas raramente pensamos na que acumulamos dentro de casa e que também tem um impacto bastante nagativo directo sobre o nosso planeta e sobre a saúde. Um relatório da Agência de Protecção do Ambiente norte-amaricana aponta a poluição do ar interior como uma das maiores ameaças à saúde pública, estimando que a concentração aérea de substâncias químicas nocivas seja, de 2 a 70 vezes mais alta, nas casas do que no exterior, o que contribui para o crescimento das doenças respiratóricas e alérgicas.
A par do fumo do tabaco, os detergentes que compramos para manter a casa limpa também a poluem. Feitos à base de produtos químicos (como cloro, fosfatos-origem da espuma, soda, ácidos e solventes), fazem com que estes se acumulem nos lares e dificilmente serão eliminados nas estações de tratamento de esgotos (contaminando rios, mares e, logo, todo a cadeia alimentar).
Em alternativa, já se vendem detergente ecológicos, mas em regra, são mais caros. Limpar a casa sem a poluir pode sair barato. Basta abrir um armário da cozinha e recorrer aos "detergentes orgânicos", todos biodegradáveis, testados e aprovados ao longo de gerações pelas nossas avós. Falamos do vinagre, do limão ou do bicarbonato de sódio, que, isoladamente ou em conjunto, limpam eficazmente qualquer superfície doméstica. Eis algumas receitas, mas noutros sítios abundam muitos mais para limpar quase tudo. Para encontrá-las, basta pesquisar "limpeza natural" ou "limpeza ecológica".
Desentupir e Limpar Canos e Ralos
Coloque 2 a 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no cano, seguido de uma chávena de vinagre ou quantidade equivalente de um desinfectante multiusos. Deixe actuar 10 minutos e deixe a água quente correr durante alguns segundos.
Desinfectante Multiusos
(Para bancadas de cozinha, lava-loiças, micro-ondas, fogão e forno)
*1/2 chávena de bicarbonato de sódio
*1/4 chávena de água morna
*1/4 chávena de sumo de limão
*1 chávena de sabão líquido
Num frasco borrifador misture o bicarbonato de sódio e a água. Agite e deixe repousar até dissolver. Acrescente o sumo de limão e sabão líquido, e agite até dissolver completamente.
Lavar o chão
*1/4 chávena de vinagre branco
*4,5 L de água morna
*1/2 limão espremido
Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão que ficará limpo e brilhante. Quando terminar, esprema a esfergona e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe actuar 5 minutos e lave com água morna. A sua esfergona secará sem cheiros nem bolor.
Detergente para a loiça
(Para guardar e ir usando)
*1/2 sabão azul e branco derretido num litro de água
*2 colheres de sopa de glicerina
*2 colheres de chá de óleo de rícino
*3 litros de água
Passe tudo com a varinha mágica e coloque num garrafão de 5 litros. Muito barato, deixa as mãos macias. Não faz tanta espuma como os outros detergentes (por isso é necessário usar uma quantidade superior) embora desngordure e limpe na mesma.
Desinfectantes de casa de banho
(Para guardar e ir usando)
*1 L de álcool (a 70%)
*4 L de água
*1 sabão caseiro
*bastantes folhas de eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molhono álcool durante 2 dias. Ferver o sabãp ralado num litro de água até se dissolver. Junte a água e a essência de eucalipto e engarrafe.
(Fazer e usar de imediato)
*1 chávena de bicarbonato de sódio
*sumo de 1 limão
*1 chávena de sabão líquido